Leite de vaca, vilão ou mocinho?

Leite de vaca, vilão ou mocinho?

Ao escolher um leite de vaca, existem alguns fatores a serem considerados para obter a opção melhor possível, como o fato de ser um leite orgânico, leite de caxinha, de saquinho ou em pó. Sim , porque mesmo diante do consumo, existe a opção menos prejudicial! Falaremos mais sobre isso em outro momento!

Agora será que ainda assim é uma boa opção para incluirmos na rotina?

Que o leite de vaca possui proteínas, todo mundo já sabe. Agora o que muitos ainda não sabem é que ele possui um teor significativo de carboidrato, natural dele, que é a lactose (açúcar do leite). Carboidrato este que gera estímulos insulínicos consideráveis que podem influenciar em seu processo de emagrecimento.

Mas além disso o leite de vaca, possui gorduras, gorduras naturais presentes ali que podem lentificar, se consumido em sua forma integral, o estímulo insulínico gerado por este alimento. Ele ainda acontecerá, mas ser de forma menos considerável. Por isso ao escolher consumi-lo, opte por sua forma mais natural possível, ou seja, integral, com gorduras, sim!

Mas convenhamos que ao considerarmos o leite, não será só este fator que influenciará, pois este carboidrato presente nele não é bem digerido por muitas pessoas e as proteínas presentes nesta bebida possuem digestão dificultada e em sua maior parte apresentam alto potencial alergênico, fazendo com que esta bebida acabe impactando não só em seu processo de emagrecimento, como também  na sua saúde!

Então o consumo desta bebida, deverá ser apenas por pessoas que a toleram bem, não possuem nenhum tipo de reação ou alteração intestinal e ainda assim, se você está em processo de emagrecimento, não deverá ser um consumo abusivo ou frequente ao longo de todo o dia!


Dra. Renata D. Feliciano

Nutricionista Funcional

CRN10 – 3307