Congelamento de frutas e vegetais

Congelamento de frutas e vegetais

Com as últimas orientações da Organização Mundial de Saúde para que todos evitem sair de casa, trago hoje algumas dicas de congelamento de frutas e vegetais, e ainda de como preservá-los por mais tempo, mesmo que na geladeira! Dessa forma você pode comprar uma quantidade um pouco maior e evitar ir ao mercado toda semana!

1 – Higienização dos alimentos: Adicione-os em uma solução desinfetante, preparada com 1 litro de água e 1 colher de sopa de água sanitária ou 2 colheres de sopa de água oxigenada. Deixe-os de molho por 15 minutos. Em seguida lave-os em água corrente.

2 – Alimentos folhosos devem ser secados, com auxílio de uma secadora de alimentos, e devem ser mantidos na geladeira em recipiente hermeticamente fechado e/ou forrado ainda com papel toalha (este pode ser trocados a cada dois dias para melhor preservação).

3 – Frutas devem também ser higienizadas, passadas em água corrente, secadas com auxílio de um pano limpo e acondicionadas na geladeira. Algumas frutas, como morangos, por exemplo, devem ser acondicionadas em potes de vidro ou plástico que vedem, com ou sem papel toalha ao fundo. No caso do congelamento de frutas, você deve acondicioná-las, inicialmente, em um pote, espalhadas. Após cerca de 1 hora, você pode acondicioná-las em bobinas plásticas para melhor acomodá-las em seu congelador.

Para o congelamento de vegetais variados, você deve adicioná-los em água já fervendo, deixando-os “al dente”. Em seguida, adicione-os em uma bacia inserida dentro de uma segunda bacia maior com gelo e água gelada, fazendo o chamado “processo de branqueamento”.

Descongelamento: Este deve ser feito na geladeira, ou com a imersão do alimento ou do pote do alimento em uma bacia com água fria, ou ainda, levando-os direto ao cozimento.

Dra. Renata D. Feliciano

Nutricionista Funcional

CRN10 – 3307