Fome Física x Fome Emocional

Fome Física x Fome Emocional

Algumas pessoas, após realizar um procedimento como a inserção do balão intragástrico ou como a gastroplastia endoscópica, ainda podem vir a relatar sensação de fome, mesmo estando em processo de adaptação.

Fato é que nem sempre essa fome será real e fisiológica. Na maior parte das vezes, em processo de adaptação a estes procedimentos o paciente pode estar com uma fome emocional devido a mudança brusca na rotina alimentar e na qual seu organismo/seu psicológico ainda não se adaptaram 100%.

Após um procedimento como esse, existem fases de dieta de importante relevância que a pessoa deverá seguir para obter uma boa e gradativa evolução alimentar. Devido a isso, ao longo destas fases é natural que o paciente sinta vontades de consumir alimentos que consumia anteriormente, de mastigar, já que se inicia o processo de adaptação com fase de dieta líquida, e isso tudo gera um mundo de sensações falsas ou reais no paciente.

Por isso é de grande importância que o paciente entenda o que é fome REAL e fome EMOCIONAL, e saiba como distinguí-las.

FOME REAL: Pensamentos de comida persistentes, barriga doendo, comeria qualquer tipo de alimento, dor no estômago, tontura, enjoos, dor de cabeça ou mal estar;

FOME EMOCIONAL: barriga não tem resquícios de comida mas o paciente não está com sinais de estômago vazio, comeria apenas alimentos específicos, totalmente confortável, busca incontrolável por alimentos, nunca se sente saciado, vontades, etc.

Fique atento e busque formas de autocontrole. Faça as refeições conforme o planejado, se exercite e ocupe seu tempo vazio.

 

 

Dra. Renata D. Feliciano

Nutricionista Funcional

CRN10 – 3307