4  alimentos que você pensa serem saudáveis mas não são

4  alimentos que você pensa serem saudáveis mas não são

  • Por desconhecimento, modinha ou apenas achismo, muitas pessoas colocam em sua dieta alimentos que ganharam o status de saudável, quando na verdade apenas atrapalham. Veja os principais exemplos:

  • Peito de Peru: Se observarmos os ingredientes desta pasta que se chama ‘’peito de peru’’ percebemos que alguns até incluem carne de peito de peru, mas não são todos. Também observarmos um teor altíssimo de sódio e aditivos químicos, além de soja, glutamato monossódico (realçador de sabor terrível, encontrado em diversos alimentos industrializados) e corantes. Para completar, os defumados contêm “aroma natural’’. Mas, se é natural, porque incluir aroma?  Há ainda quantidades significativas de nitratos, que aumenta o risco de doenças como câncer.
  • Suco de Caixinha: A maior parte desses produto alimentícios é rico em açúcar e conservantes. Muito se fala em opções “Naturais”, mas será que são mesmo? Esses alimentos realmente duram meses na gôndola de supermercado sem um aditivo químico e conservante, com um sabor exatamente igual ao natural?
  • Barra de Cereal: Já observou como a maior parte das pessoas prefere desembalar ao descascar? Têm praticamente o mesmo trabalho e, no entanto, insistem em desembalar um alimento cheio de açúcar, em sua maioria contém dois ou mais tipos de açúcares em um mesmo produto (açúcar refinado, açúcar mascavo, açúcar invertido, maltodextrina, xarope de glicose e assim vamos.). Além do fato de que alguns destes produtos contêm farinhas refinadas em sua composição e não são feitos apenas com cereais integrais ou sementes.
  • Pão Integral: Está aí um alimento que engana muita gente que pensa que por ser integral esse pão é rico em fibras e totalmente diferente do pão branco. Fato é que este tipo de alimento nem sempre contém as fibras adequadas, alguns contêm até três tipos de açúcares na composição, além de também possuírem a farinha branca, que  geralmente está presente em quantidade maior do que a farinha integral.

Dra. Renata D. Feliciano

Nutricionista Funcional

CRN10 – 3307