Por que tenho tanta dificuldade em reduzir meu peso?

Por que tenho tanta dificuldade em reduzir meu peso?

Na busca pelo emagrecimento saudável e por dietas que combinam praticidade, sabor e resultados, muita gente acaba confundindo o que é realmente saudável e acaba tendo ainda mais dificuldades para perder peso.

Veja quais são os erros mais comuns:

  • Utilizar produtos industrializados que se dizem saudáveis, mas são totalmente adulterados de sua forma natural, ricos em aditivos químicos, corantes, adoçantes artificiais e outras substâncias;
  • Pensar que apenas alimentar-se de forma saudável é o suficiente. Mais do que isso, é necessário controlar a glicemia, estimular a destoxificação do organismo, que reduz processos inflamatórios, aumentar períodos de jejum e o potencial de antioxidantes das refeições. Tudo isso somado a uma dieta disciplinada dá os resultados que você espera.
  • Achar que mudar a rotina alimentar basta para que os quilinhos a mais sumam. Para que haja uma perda de peso adequada e saudável deve haver prática de exercícios físicos e boas noites de sono, fatores chaves para boa saúde e qualidade de vida. Alimentar-se de maneira saudável, porém em quantidades erradas também retarda e dificulta muito a perda de peso.
  • Cobrar-se demais!! Vejo clientes com obsessão na balança, fazendo dietas absolutamente restritivas e sem buscar equilíbrio algum. Estas são escolhas que podem sim lhe trazer algum resultado, mas geram compulsões, efeitos rebotes de peso, ansiedade, o famoso efeito sanfona, frustrações e alterações hormonais que prejudicam sua saúde e seu resultado.
  • Auto sabotagem! Esse costuma ser o mais comum para maior parte das pessoas. Dizer se alimentar de maneira saudável, mas sempre em algum momento do dia e repetidas vezes ao longo da semana consumir alimentos que não estavam em seus planos, sempre buscando uma justificativa cabível, como: “hoje eu mereço, pois trabalhei demais, tive muitos problemas, um dia cansativo” ou “conquistei tal coisa e por isso vou comemorar comendo aquele alimento X, por todo esforço que fiz para conquistar” ou “é só hoje, só um pedacinho, amanhã retomo minha dieta”. E assim, dentre tantas desculpas, diariamente você se sabota e se distancia ainda mais de seus resultados.
  • Ao escapar de sua rotina alguns acabam tendo o pensamento errôneo “agora que comi um pedaço disso, vou comer um pedaço daquele outro alimento que não estava na minha rotina, pois já estraguei tudo, amanhã ou segunda-feira retomo novamente”. E não! Fato é que quanto mais refeições você faz fora de seu planejamento, pior é. Algumas “janelas”, por assim dizer, serão abertas, mas são exceções que justificam a regra, mas se desviar exageradamente lhe causará ainda mais prejuízos.

Dra. Renata D. Feliciano

Nutricionista Funcional

CRN10 – 3307