BALÃO GÁSTRICO – Como funciona o procedimento?
A colocação de um balão intragástrico é uma técnica que ajuda a emagrecer, pois é introduzido no estômago um balão de silicone, que ocupa parcialmente o estômago e, por isso, leva à sensação de saciedade mais rapidamente.
O procedimento demora, em média, 30 minutos e, a pessoa não precisa de ficar internada, apenas deve repousar duas a três horas na sala de recuperação antes de ter alta e regressar a casa.
Esta técnica inclui vários passos:
- Sedar o paciente: é dado ao paciente um remédio, como Midazolam, que o leva a adormecer, provocando um sono muito leve e, sendo facilmente acordado quando chamado. A sedação ajuda a reduzir a ansiedade e facilita todo o procedimento;
- Fazer a endoscopia digestiva: são introduzidos tubos flexíveis pela boca do paciente que passam pelo esôfago e vão até ao estômago e, que levam uma micro câmara na ponta que permitem a visualização de imagens do tubo digestivo em monitores de televisão e contribuem para que o balão seja colocado no local correto;
- Introduzir balão: o balão é introduzido pela boca ainda vazio e depois é preenchido dentro do estômago com com soro e um líquido azul, que serve para tornar a urina azul ou esverdeada caso o balão rebente.
Durante o período em que se uso o balão gástrico é importante que o indivíduo siga uma dieta orientada por um nutricionista, que indicará uma dieta hipocalórica e que deverá ser adaptada no primeiro mês após o procedimento. Saiba mais sobre a dieta em:Alimentação após cirurgia bariátrica.
Além disso, o paciente deve iniciar um programa regular de exercício físico, para aumentar o sucesso do tratamento.