Preciso fazer dieta pastosa e branda pós balão ou gastroplastia?
A resposta é SIM! Ao sair da dieta íquida você inicia um processo de readaptação alimentar pós procedimento e ao longo desta nova fase se estabelece então uma rotina alimentar mais equilibrada e nutritiva, trazendo gradataivamente mais consistência aos alimentos em cada nova fase estimulando uma evolução em relação a mastigação e digestão. Essa alimentação é uma “interfase” para a ingestão de alimentos mais sólidos.
Muitos pacientes ao fazerem um procedimento tem dificuldade em consumer uma quantidade adequada de acordo com seu potencial sacietógeno e dificuldade em manter um padrão de mastigação equilibrado e adequado para boa digestão e emagrecimento, por isso nestas novas fases pós dieta líquida se reestabelecerá uma quantidade equilibrada de alimentos com consistência mais sólida evitando desconfortos, melhorando o aporte de nutrientes e estimulando uma mastigação adequada.
No pós procedimento estas fases deverão ser seguidas por 7 dias cada uma e a partir disso se evolui para dieta geral com alimentos crus, folhosos e carnes bovinas.
Nessas novas fases seu intestino já começa a funcionar um pouco mais frequente em relação a dieta liquida, pois se você pode escolher alimentos que sugerimos tendo assim uma boa quantidade de fibras e isso facilitará o funcionamento intestinal.
Dra. Renata D. Feliciano
Nutricionista Funcional
CRN10 – 3307