Aquecer o azeite faz com que ele deixe de ser um alimento saudável?
Azeite de oliva extra virgem, azeite de oliva tradicional, óleos vegetais. São várias opções no mercado!
– óleos vegetais como óleo de coco, óleo de linhaça, óleo de abacate, óleo de gergelim são opções super bacanas mas não para todos mundo. Estas opções podem ser incluídas na rotina de pessoal saudáveis sem alergias a estes compostos e em alguns casos específicos como estratégia para melhora e controla hormonal também; Podem ser utilizados à frio ou quente.
– óleos vegetais como milho, soja, canola, são fontes super processadas, na sua maioria artificiais e ainda transgênicas mesmo sendo fontes de gorduras estáveis ao calor e por isso são indicadas para consumo a quente.
– Azeite de oliva extra virgem é uma fonte excelente de gordura indicada para o consumo à frio ou por possuir uma instabilidade grande ao calor, possuindo um grau de oxidação mais rápido. É uma gordura indicada principalmente para consumo à frio. EM alguns casos utiliza-se à quente se não for levado a temperaturas exageradas, como ponto de fritura);
– Azeite de oliva tradicional, puro possui um ponto de saturação maior por isso pode ser utilizado em preparações quentes;
-Existem ainda outras fontes bastante interessantes para o preparo de alimentos quentes, como a própria manteiga ou banha de porco que são gorduras NATURAIS!
Dra. Renata D. Feliciano
Nutricionista Funcional
CRN10 – 3307