Farináceos x Comida de Verdade
Farináceos no geral, são cereais moídos, ricos em amido, processados para ter vida longa de embalagem, como o trigo, amido de milho, farinha de mandioca, goma e outros.
Já por outro lado, comida de verdade são alimentos que devem ser consumidos frescos, possuem validade curta e estragam rapidamente por serem naturais. Alguns são minimamente processados, mas sem adição de compostos químicos e conservantes.
Esses alimentos possuem diferentes estímulos hormonais em nosso corpo. Os Farináceos provocam um alto estímulo insulínico, ou seja, aumenta rapidamente os níveis de insulina no organismo, que caem com a mesma velocidade, fazendo com que você sinta fome logo após as refeições.
Já os alimentos de verdade, mesmo os carboidratos como a batata, por exemplo, por não serem adicionados de açúcar ou gorduras artificiais e possuírem fibras, vitaminas e minerais, provocam sensação de saciedade prolongada e mantém os níveis de nutrientes necessários diariamente.
Ao optar por se alimentar com comida de verdade, você obterá mais saúde e otimizará seu processo de emagrecimento! Escolha sempre montar suas refeições de maneira saudável e equilibrada, e prefira sempre os alimentos da época, que além de frescos e orgânicos ainda possuem preços mais atraentes por estarem em tempo de safra.
“Descasque mais e desembale menos”!
Dra. Renata D. Feliciano
Nutricionista Funcional
CRN10 – 3307