DETOX – Entenda os riscos de uma dieta detox.
Os métodos da dieta detox afirma que, para desintoxicar o corpo, é preciso passar um, dois dias ou até uma semana consumindo apenas sucos e sopas preparados com frutas, legumes e verduras como diuréticas.
Dietas líquidas como essa são muito pobres em calorias e restritas em importantes grupos alimentares como carnes, ovos, leites e derivados: condição essa que, quando mantida por vários dias, pode ocasionar diversos prejuízos à saúde que vão, desde carências de nutrientes, hipoglicemia, fraquezas, tonturas, dores de cabeça até desmaios.
A melhor maneira de manter o corpo livre de toxinas é adotar hábitos alimentares saudáveis diariamente. Manter uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, carnes magras, junto com um elevado consumo de água é a forma mais eficaz de estimular a eliminação de toxinas pela urina!
O importante é não tornar o hábito de exagerar algo frequente. Se, todos os dias, você decidir extrapolar o consumo de alimentos ricos em açúcar, gorduras, sódio e bebidas alcoólicas, é claro que acumulará muito mais toxinas no organismo. Exagerou? Não faça disso uma desculpa para exageros maiores ou mesmo para restrições alimentares. Retome a reeducação alimentar na refeição seguinte e se esforce para evitar que novos exageros aconteçam com frequência.