AGENDE UMA AVALIAÇÃO (47) 3222-0234 | 3222-0104 WHATSAPP (47) 99985-1098 contato@hansgastroclinica.com.br

DÚVIDAS FREQUENTES

BALÃO GÁSTRICO

Como é colocado o balão gástrico?
O balão é colocado por endoscopia, sem anestesia e apenas sedação, A principal diferença da endoscopia de rotina é que o tempo do procedimento é um pouco maior.
Se passa o balão de silicone vazio até o estômago e progressivamente se vai enchendo sob visão da endoscopia. Quando estiver com 70-80% do reservatório gástrico cheio remove-se a sonda e fecha-se o ventil, deixando o balão no estômago.
Quais exames preciso para colocar o balão?
O único exame indispensável é uma endoscopia anterior ao balão que se a pessoa não tem ainda , se realiza antes da colocação. Mas caso tenha exames anteriores eles irão ajudar.
O que impede a colocação do balão?
A contra indicação mais importante é não ter operado o estômago antes, por exemplo, com cirurgia bariátrica ou cirurgia de refluxo, isto sendo uma contra indicação definitiva.
Qual a idade mínima e máxima?
O balão pode ser posto após os 18 anos , mas em casos específicos, se coloca em crianças após os 12 anos com acompanhamento de psicólogos e dos pais.
Quanto tempo pode ficar o balão gástrico?
Temos hoje 2 balões no mercado em relação a tempo.
Um feito para durar de 6-8 meses que é fixo , ou seja, não calibrável e outro mais recente, feito para durar 12 meses e que se pode calibrar tanto para mais como para menos o seu volume.
Serei acompanhado por nutricionista?
Sim. Durante todo o tempo do balão terá uma nutricionista ajudando no resultado do balão gástrico e resolvendo as dúvidas alimentares.
Existem casos de rejeição?
Apesar de ser bem raro, sim existem casos de rejeição!!
Mas os pacientes tem todo o apoio e explicações necessárias para que isso seja o mínimo possível.
Como é a adaptação ao balão?
Todos os paciente apresentam 2-4 dias de adaptação.
Essa adaptação é muito diferente de paciente para paciente. A maioria tem náuseas, alguns vômitos e dores que quando medicados melhoram muito.
Após 3 dias, praticamente somem, piorando apenas com abusos alimentares.
Mas existem pacientes que tem sintomas de náuseas, vômitos mais fortes que por vezes surge a necessidade de aplicar injeção na fase de adaptação para se sentirem melhores.
Quanto de peso irei perder?
O balão é um método que, junto com nutricionista e atividades físicas, tem como objetivo perder até 25% do peso total do paciente, mas esse resultado pode variar de acordo com a dedicação do paciente.
Como funciona o balão?
O balão funciona de 3 maneiras:
1- O seu volume pesa no estômago como se fosse uma refeição completa e tira o apetite do paciente;
2- se a pessoa se alimentar, logo sentirá plenitude e saciedade pois tem pouco espaço sobrando em volta do balão;
3- depois que se alimentar a comida ficara mais tempo no estômago pois a digestão é bem mais lenta e com isso terá "estase" gástrica prolongada fazendo que na refeição seguinte ainda tenha comida da refeição anterior, no caso de que não esteja se cuidando adequadamente.
Os sintomas são iguais em todos os pacientes?
Não! Variam muito.
Por exemplo o apetite com um balão de 700 gramas deveria estar ausente mas muitos paciente ainda tem apetite, por causa da ansiedade que causa "vontade de comer ou gula" e não, apetite
Outros pacientes tem a anatomia diferente e por vezes conseguem ingerir quantidades maiores que outros.
Mas todos os paciente tem sinais que indicam que comeu demais e que está na hora de parar, desde sinais como dor , vômitos e eructações pelo excesso, como apenas sensação de “estufamento” em alguns e desconforto com o excesso.
Como é feita a retirada?
A retirada do balão também é feita com endoscopia, assim como na colocação, com sedação sem anestesia, após fazer 2-3 dias de dieta líquida, se rompendo o balão e se aspirando o líquido dele, remove-se o balão vazio com uma alça.
Do que é preenchido o balão?
O balão é preenchido com soro fisiológico e um corante forte chamado azul de metilino, para que ,caso tenha qualquer vazamento a pessoa perceba a urina esverdeada, isso acontece muito raramente mas deve-se comunicar o médico imediatamente!
Que outros sintomas posso ter durante o uso do balão?
É muito comum uma piora do refluxo pois o estômago estará sempre cheio mas isso é controlado através de medicação.
Também, por vezes, pode desregular um pouco o intestino pela alteração na alimentação.
Posso viajar de avião com o balão?
Após os primeiros dias de adaptação todos podem viajar sim.
O paciente ganha uma carteira para poder fazer voos internacionais, inclusive.
E se sou de longe?
A maioria dos paciente são de cidades de fora de Blumenau sendo comum fazer viagens para colocar e retirar o balão.
E como será meu contato com o médico?
Os pacientes realizam uma consulta para tirar suas dúvidas e esclarecer detalhes marca-se a colocação e todos terão acompanhamento após, sendo, inclusive, fornecido celular a todos os pacientes com balão, para um contato direto com o médico.
E onde coloco o balão?
Na clínica de endoscopia Digest que fica dentro do Hospital Santa Catarina de Blumenau.
Clínica esta, que tem 24 horas de funcionamento para urgências e se localiza dentro do hospital com toda a segurança necessária.
E qual a experiência do médico?
O Dr Hans já realizou mais de 1000 colocações de balões, sendo que hoje praticamente se dedica apenas a endoscopia bariátrica.
Posso colocar um segundo balão?
O ideal é não ter isso como uma possibilidade e que o primeiro já seja a solução do sobrepeso ou obesidade mas caso por um infortúnio volte a ganhar peso, pode-se, sim, colocar outro balão. Lembrando sempre que isso deve ser algo excepcional pois todo o manejo é feito para se manter magro e não apenas, para perder peso!!
Terão alimentos que estarei proibido de consumir?
Tem alimentos que serão muito difíceis de comer, como carne vermelha e outras, que serão proibidos, como líquidos com calorias, mas essas dúvidas serão resolvidas com a nutricionista.
Posso beber álcool?
O ideal é fazer abstinência pois, se está em fase de reeducação alimentar mas nada impede de se tomar uma taça de vinho seco, por exemplo, evitando-se sempre a cerveja pela quantidade que se bebe e sua carga calórica.
Mas, essas dúvidas também, serão todas muito bem resolvidas com a nutricionista.
Após a fase de adaptação posso realizar atividades físicas?
Todos, não só podem como devem, realizar atividades físicas com o objetivo de ter o problema da obesidade resolvido por completo mudando o estilo de vida.

PLASMA DE ARGÔNIO

O que é o procedimento de plasma de argônio?
É uma fulguração (cauterização) da anastomose Gastro-jejunal (entre o estômago reduzido e o intestino delgado) feita com o gás argônio. Promove a redução do diâmetro da anastomose trazendo novamente a saciedade alimentar.
Como é a dor?
A maioria (cerca de 95% dos pacientes) não sentem absolutamente nada. Alguns poucos pacientes irão sentir uma queimação leve na “boca do estômago” e/ou sensação de gases.
Como funciona o procedimento?
O procedimento é realizado por endoscopia, sob sedação leve, acompanhada pelo médico anestesiologista. Dura em média 10 minutos a primeira sessão e cerca de 5 minutos as sessões subsequentes. O procedimento é totalmente indolor, realizado ambulatorialmente (não precisa ficar internado), com alta cerca de 30 minutos após o término do mesmo. Indicado apenas em pacientes operados pela técnica do bypass gástrico (Fobi-Capella).
Quantas sessões de plasma de argônio são necessárias/
A maioria dos pacientes necessita de três sessões. Alguns pacientes podem fechar a sua anastomose com menos sessões (uma ou duas).