Tudo o que você precisa saber sobre: Redução do Estômago por Endoscopia!

Tudo o que você precisa saber sobre: Redução do Estômago por Endoscopia!

O novo procedimento de Gastroplastia Endoscópica ou Redução do Estômago por Endoscopia é um método minimamente invasivo em que são realizados suturas – pontos – no estômago para reduzir seu tamanho e auxiliar o paciente no processo de emagrecimento.

Quem pode fazer?
O procedimento é indicado para pacientes diagnosticados com obesidade grau I e II, com ou sem comorbidades, e que não gostariam de realizar um procedimento mais agressivo, como o bypass gástrico e a gastrectomia vertical.

Como é realizado? 

O procedimento é realizado por um médico especialista em Gastroenterologia, assim como o Dr. Hans Vieira. O paciente recebe uma anestesia geral e por meio de uma endoscopia, seu estômago é costurado a partir de um dispositivo chamado Overstitch (um sistema de sutura endoscópico).

O estômago é dividido em três partes anatômicas: fundo, corpo e antro. A costura é realizada apenas na parte do corpo gástrico, em sua grande curvatura, que corresponde a 2/3 de todo o estômago. São realizadas as suturas, aproximando internamente as paredes do estômago, tornando-o no formato de um tubo. É um procedimento que leva em média de 40 a 50 minutos, o paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia, sem necessidade de internação.

Confira o vídeo técnico sobre o procedimento 

https://www.youtube.com/watch?v=CZ4lWjVhA1g&feature=emb_logo

O método aprovado no Brasil, em 2017, pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) já é reconhecido e realizado em diversos países e hospitais de referência em obesidade por todo mundo.

As vantagens desse método

  • Alta hospitalar precoce, no mesmo dia já é possível ir para casa com dieta similar a cirurgia bariátrica.
  • Sem incisões ou cicatrizes
  • As taxa de complicações são reduzidas
  • Recuperação tranquila
  • Efeitos colaterais mínimos, apenas nos primeiros dias após o procedimento
  • Retorno rápido às atividades.

O Dr. Hans já gravou um vídeo falando um pouco sobre o tema, assista no link abaixo! 

https://www.youtube.com/watch?v=hoPRqRadRnI

Resultados esperados com a redução

Com o procedimento, é possível ter resultados de perda de peso duradouros, similar às cirurgias tradicionais de redução do estômago. Aliado a atividade física e dieta balanceada, é possível perder até 20% do peso em relação ao início do tratamento.

Se ainda restou alguma dúvida sobre o procedimento, você pode entrar em contato conosco por aqui