AGENDE UMA AVALIAÇÃO (47) 3222-0234 | 3222-0104 WHATSAPP (47) 99985-1098 contato@hansgastroclinica.com.br

Ômega 3, por que?

Ômega 3 é uma gordura poli-insaturada, encontrada principalmente em peixes gordurosos. É possível encontrar esse nutriente tão essencial ainda, em alguns alimentos de origem vegetal, como oleaginosas e algumas sementes como linhaça ou óleo de linhaça, por exemplo.

Fato é que a alimentação ocidental é muito deficiente deste nutriente, pelo baixo consumo destes alimentos e comumente, rica em ômega 6 (encontrado principalmente em grandes quantidades em óleos vegetais não saudáveis) e quando há um desequilíbrio na ingesta destes nutrientes que agem em sinergia observa-se um risco aumentado de doenças autoimunes, câncer ou doenças cardiovasculares.

Muitos estudos mostram então a ingestão alimentar adequada ou suplementação de ômega 3 e seus efeitos anti-inflamatórios, antitrombótico e como protetor cardiovascular.

Além disso, estudos vem mostrando ainda que o consumo do ômega 3 associado a vitamina D, por exemplo, reduz os riscos de fragilidade óssea, e se relaciona também sua suplementação e a melhora da função cerebral e cognitiva, melhora da microbiota intestinal, entre outros benefícios.

Relacionando seu consumo a redução de peso é importante destacar que a gordura corporal por si só, é um estado, por assim dizer, de inflamação no organismo e este nutriente auxiliaria assim por ser um potente antioxidante e anti-inflamatório, melhorando o funcionamento do organismo como um todo e sistema imune do paciente, o que auxilia para o emagrecimento saudável.

Dra. Renata D. Feliciano

Nutricionista Funcional

CRN10 – 3307 

Compartilhe: