Consumo de líquidos nas refeições!

Consumo de líquidos nas refeições!

Comer, beber ou comer e beber?

Já parou para pensar que uma dica básica de uma alimentação equilibrada é: Evitar líquidos nas principais refeições!!! Sim, isso porque, não só para quem visa perda de peso, mas também melhora de quadros como gastrite ou refluxo possui dificuldades de digestão, alteração na produção de enzimas digestivas e alterações na absorção de nutrientes.

Ao consumir líquidos durante as principais refeições a pessoa pode gerar uma falsa sensação de saciedade, obter dificuldade ainda maior de digerir adequadamente os alimentos consumidos, consequente redução na absorção de nutrientes (este a longo prazo poderá levar a carências nutricionais), aumento na produção de gases, estufamento e aumento de peso devido ao preenchimento total, frequente, do espaço estomacal.

A dica é manter-se hidratado antes das refeições e não consumir líquidos 15 minutos antes ou 30 minutos após a realização da refeição. É sempre importante considerar os hábitos alimentares do indivíduo e caso haja real necessidade utilizar no máximo 200ml de água ou suco NATURAIS, nunca utilizar bebidas gaseificadas, ricas em corantes ou aditivos químicos.

Vale esclarecermos ainda, que em alguns casos específicos este consumo de bebidas logo após a realização de uma refeição principal, se faz necessário para melhora da absorção de nutrientes, como ferro por exemplo. Nestes casos é importante esclarecermos que são poucas quantidades e sucos NATURAIS. Nessas situações, o ideal é sempre buscar a orientação de profissionais capacitados para lhe orientar.

Dra. Renata D. Feliciano
Nutricionista Funcional
CRN10 – 3307