ALIMENTOS COM SUPERPODERES – MATCHÁ

ALIMENTOS COM SUPERPODERES – MATCHÁ

Usado há cerca de oito séculos na cerimônia do chá japonesa, o Matchá é obtido de folhas jovens da Camellia sinesis, colhida apenas uma vez por ano. Cerca de um mês antes da colheita, as folhas são protegidas da luminosidade. A luta por luz as torna mais ricas em clorofila e aminoácidos, em especial a L-teanina, que favorece a sensação de relaxamento e melhora a concentração.
 
Uma análise nutricional do Matchá, realizada no laboratório japonês EcoPro Research Co. mostrou que a erva tem entre dez e quinze vezes mais nutrientes do que os chá branco, vermelho, preto, mate e em outros tipos de chá verde. Outro estudo também realizado no Japão, apontou que a erva pode proteger contra problemas renais e hepáticos, uma vez que diminui os níveis de colesterol total e trilgicérides, e tem poderosa ação antioxidante, 70% maior do que o suco de laranja. Já seu teor de flovonoides e cafeína acelera o metabolismo, e foi isso que transforomou o matchá em queridinho do quem quer perder peso.
 
Como consumir: use o pó na preparação de chá ou misturado em sucos e shakes. Também já existe a versão em cápsulas. Aconselha-se o consumo de 10 a 20 g de matchá por dia – ou de duas a quatro xícaras de chá.