Nutrição – Adoçantes vs. Açúcar

Nutrição – Adoçantes vs. Açúcar

Uma dúvida frequente entre todos no dia a dia é sobre qual o melhor modo de adoçar bebidas ou preparações. Sempre que se pensa em utilizar açúcares é importante ressaltar que TODOS contém alto estímulo insulínico e que este irá influenciar totalmente no aumento do percentual de gordura corporal e diversas alterações metabólicas. Portanto, deve-se sempre considerar o seu objetivo, necessidades e quantidade ao utilizá-lo e, se desta forma for, optar pelas opções mais naturais possíveis, como: demerara, mascavo, coco ou agave. Lembrando que ainda assim são açúcares e devem ser utilizados em pequenas quantidades.

Por outro lado, existem uma infinidade de adoçantes que, apesar de não conterem calorias, são extremamente artificiais e muitos também geram alterações glicêmicas, causando resistência insulínica, diabetes e alterações na composição da microbiota intestinal, como, por exemplo, adoçantes à base de aspartame, ciclamato e sacarina sódica. Adoçantes NATURAIS como Stévia, proveniente da própria planta, e o Xilitol que, apesar de alguns efeitos colaterais não causa impactos glicêmicos, seriam as melhores opções! Existem ainda alguns tipos de “adoçantes” embutidos em produtos industrializados ou para forno e fogão, como a maltodextrina que também terá efeito similar ao açúcar refinado.

O ideal é procurar nos adaptar o máximo possível ao sabor natural presente nos alimentos e, quando necessário, utilizar as melhores opções de acordo com sua saúde, estado nutricional e objetivos.